Diretoras do Sinpro/RS e da Atempa no TV Câmara Entrevista

Comunicação | Publicado em 16/10/2017

A diretora do Sinpro/RS, Cecília Farias, participa do programa TV Câmara Entrevista especial sobre educação no Rio Grande do Sul. Cecília divide o debate com a diretora de assuntos sindicais da Atempa, Márcia Losada, que abordou os desafios dos professores do sistema público estadual e municipal, especialmente os atrasos e parcelamentos salariais e a falta de valorização.

A diretora do Sinpro/RS ressaltou que o ensino privado é marcado pelo excesso de trabalho e as atividades extraclasse sem a devida remuneração e, entre outras considerações, destacou as ações do Sindicato junto ao Ministério Público para o cumprimento da Lei 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. Por lei, todas escolas particulares e públicas têm de se adaptar e criar condições para oferecer acesso e educação de qualidade a estudantes com deficiência.

Recentemente, o MP determinou que todas as escolas privadas de Porto Alegre contratem pelo menos um profissional professor responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, bem como profissionais de apoio para estudantes que necessitarem, sem cobrança de taxas extras, e que instalem uma Sala de Recursos Multifuncionais para uso no turno inverso. “É muito importante o suporte ao professor e o envolvimento da comunidade escolar para que se possa, de fato, incluir estudantes”, alertou a dirigente.

Conduzido pela jornalista Marjorie Schmidt, o TV Câmara Entrevista sobre educação vai ao ar nesta terça-feira, 17 de outubro, às 20h, com reprises na quinta, às 20h, sábado às 13h30min e domingo às 10h30min, nos canais 16 da NET e 61.4 da TV aberta.