Divulgados os vencedores do Prêmio Educação RS 2014

Os vencedores serão laureados com a estatueta Pena Libertária na próxima sexta-feira, 17 de outubro, sexta-feira, às 19h30min, em solenidade no Centro Cultural Erico Verissimo

Comunicação Sinpro/RS
Prêmio Educação RS 2014 | Publicado em 10/10/2014


O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS – Sinpro/RS divulgou nesta sexta-feira, 10 de outubro, os vencedores do Prêmio Educação RS 2014, escolhidos por votação on-line pelos mais de 18 mil professores associados ao Sindicato.

Os vencedores serão laureados com a estatueta Pena Libertária na próxima sexta-feira, 17 de outubro, sexta-feira, às 19h30min, em solenidade no Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223), em Porto Alegre.

“Lançado em 2007, o Prêmio Educação RS se consolidou na agenda educacional do Estado, reconhecendo e destacando profissionais, projetos e instituições que trabalham pela valorização da educação”, destaca Celso Stefanoski, diretor do Sinpro/RS.

A Pena Libertária, troféu criado pelo artista plástico Gustavo Nakle, especialmente para esta premiação, simboliza a importância da Educação na formação e no desenvolvimento humano: uma pena que adquire a forma humana e se projeta ao alto em um movimento de expansão e liberdade.

Conheça os vencedores:

CATEGORIA INSTITUIÇÃO

Instituto de Educação Ivoti – Ivoti/RS
A partir do compromisso com uma educação solidária e libertadora o Instituto Ivoti criou, em 1984, a disciplina optativa denominada “Práticas Comunitárias” sob a coordenação do professor Erno Wallauer. Com isso, a escola oportuniza aos jovens, espaços de ação solidária em instituições sociais e educacionais da região, contribuindo na construção da justiça social, na valorização da vida e na constituição de uma sociedade menos violenta e mais amorosa. As Práticas Comunitárias envolvem a ação direta nas instituições, aulas reflexivas (semanais) e divulgação dos resultados nas instituições onde o serviço voluntário é realizado, no próprio Instituto de Educação Ivoti, eventos locais e regionais, meios de comunicação em geral. O objetivo é possibilitar aos/as aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, do Curso Normal em nível médio e do Ensino Médio do Instituto de Educação Ivoti a participação social solidária, compromissada com a transformação de situações de vulnerabilidade social, promovendo o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, religião e quaisquer outras formas de discriminação.

CATEGORIA PROJETO

Metarreciclagem de Máquinas Caça-Níqueis: Transformando Contravenção em Soluções Educacionais – URI Campus Santo Ângelo/RS
As máquinas caça níqueis apreendidas em operações polícias no Estado são repassadas e recicladas a partir de diversos processos que compreendem desde a reestilização, eliminando o caráter de contravenção que as caracterizam, até o desenvolvimento e instalação de softwares educacionais de cunho assistivo de modo a reutilizá-las como uma ferramenta de apoio ao processo educacional. Tais ações estão alinhadas ao entendimento de que um dos grandes desafios da atualidade é promover o desenvolvimento sustentável capaz de satisfazer as necessidades presentes, mas sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Desta forma, o trabalho surge como uma das iniciativas voltadas a provocar mudanças, mesmo que tímidas, no cenário atual onde o acúmulo e descarte indevido de lixo eletrônico apresentam-se como um dos problemas sociais de grande impacto.

CATEGORIA PROFISSIONAL

Martha Giudice Narvaz – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-Porto Alegre/RS
Realiza trabalho em educação, com especial atenção à área de direitos humanos, gênero e diversidade, violência, abordagens comunitárias, educação popular, movimentos sociais e políticas públicas como resultado no programa Observatório Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foram realizadas mais de 20 ações de extensão nas diferentes Unidades Universitárias da Uergs. Coordenou também o Projeto A Boniteza de um Sonho no Alegrete ( Uergs); e Comunidade no Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres; e as Meninas e o Programa Pedagogias da Igualdade: Uergs e Comunidade no Enfrentamento das Desigualdades de Gênero no Estado do RS.

Comissão Julgadora 2014 – A Comissão Julgadora deste ano, que selecionou os finalistas foi composta por: Daniela De Camillis, Professora do Colégio Monteiro Lobato Boa Vista e João Paulo; Christa Liselote Berger Ramos Kuschick, Professora da Unisinos; Helenir Aguiar de Oliveira, Presidente do CPERS Sindicato; Margot Johanna Capela Andras, Professora e Diretora do Sinpro/RS e Maria José Vasconcelos, Editora de Ensino do Jornal Correio do Povo.