Divulgados os vencedores do Prêmio Educação RS 2015

O professor Rodrigo Allegretti Venzon, de Porto Alegre; a Escola Família Agrícola, de Santa Cruz do Sul; e o projeto Quebrando as Grades da Ilusão, de Charqueadas.

Comunicação Sinpro/RS
Prêmio Educação RS 2015 | Publicado em 07/10/2015


O Sinpro/RS divulgou nesta quarta-feira, 7 de outubro, os vencedores do Prêmio Educação RS – edição 2015: o professor Rodrigo Allegretti Venzon, de Porto Alegre; a Escola Família Agrícola, de Santa Cruz do Sul; e o projeto Quebrando as Grades da Ilusão, de Charqueadas.

Escolhidos pelos votos da comissão julgadora e dos professores associados ao Sinpro/RS, os vencedores foram avaliados por critérios como o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento.

A cerimônia de entrega da Pena Libertária aos vencedores da 18ª edição será na sexta-feira, 16 de outubro, 19h30, na sala de eventos da sede estadual do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919 – Porto Alegre).

Conheça os vencedores desta edição:

CATEGORIA PROFISSIONAL
Rodrigo Allegretti Venzon, Porto Alegre.
Atua desde 1982 no apoio às Escolas Estaduais Indígenas. Atualmente na Secretaria de Educação do Estado, trabalha em conjunto com 17 Coordenadorias Regionais de Educação, nas diversas regiões do Estado, tendo por objetivo assegurar o atendimento específico respeitando o bilinguismo e a interculturalidade nas escolas indígenas. Rodrigo orientou os procedimentos administrativos para a regularização das escolas indígenas que resultaram no Parecer Normativo CEED nº 383/2002 e a autorização das escolas estaduais Kaingang de ensino médio, entre elas o Instituto Estadual Indígena Ângelo Manhká Miguel, no município de São Valério do Sul.

CATEGORIA INSTITUIÇÃO
Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), Santa Cruz do Sul.
A Escola Família Agrícola (Efasc) foi inaugurada em 2009, fruto de um intenso trabalho de mobilização popular e de diversas articulações institucionais na região do Vale do Rio Pardo. Construída a várias mãos, é a primeira Escola Família Agrícola do Sul do Brasil. A Efasc tem como objetivo principal a oferta de uma formação profissional de nível médio (técnico em agricultura) no contexto da educação do campo, que é construída a partir da realidade dos sujeitos envolvidos e em conjunto com estudantes, famílias, professores e instituições parceiras.

CATEGORIA PROJETO
Quebrando as Grades da Ilusão, Charqueadas.
O projeto do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Julieta Villamil Balestro (Neeja) visa provocar a reflexão dos jovens, privados de liberdade, sobre como seria sua vida, caso não tivessem entrado para o crime; bem como junto aos jovens e adolescentes da rede de ensino regular, uma reflexão do tema recorrente nas redes sociais de que o crime compensa: “ostentação”.

Nesta edição, o Prêmio Educação RS comemora 18 anos de história acompanhando as transformações no cenário educacional gaúcho e fazendo parte da vida das pessoas como um momento de reconhecimento. Ao longo destes anos já foram laureados 22 profissionais, 21 projetos e 18 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais.