Ecarta realiza workshop e disponibiliza subsídios pedagógicos sobre doação de órgãos

A ideia é subsidiar os professores para que possam contemplar o tema já no planejamento de 2013 nas instituições de ensino.

Comunicação Sinpro/RS
Fundação Ecarta | Publicado em 29/11/2012


Neste sábado, dia 1º de dezembro, das 9h30min às 13h, a Fundação Ecarta promove o Workshop Cultura Doadora. Serão apresentadas a realidade e a estrutura de doação de órgãos e tecidos do Rio Grande do Sul, bem como relatos de experiências, abordagens e projetos realizados no ambiente escolar. A ideia é subsidiar os professores para que possam contemplar o tema já no planejamento de 2013 nas instituições de ensino.

A programação do workshop conta com painéis de personalidades vinculadas a instituições voltadas à doação de órgãos e tecidos, como a médica coordenadora da Central de Transplantes do Estado do Rio Grande do Sul, Rosana Nothen; a presidente da ONG Via Vida, Lucia Elbern; e a assistente social coordenadora da captação de doadores de sangue e medula e chefe do núcleo do doador do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, Maria de Lourdes Peck. Também haverá projeção de vídeos institucionais sobre doação de sangue e a apresentação do projeto Doe Sangue, Salve uma Vida, desenvolvido há três anos pela Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, em Porto Alegre, sob coordenação das educadoras Mariluce Campos de Oliveira e Margie Basso.

No encerramento do encontro, às 12h30min, será lançado o link de subsídios pedagógicos do Projeto Cultura Doadora no site da Fundação Ecarta, bem como a camiseta Cultura Doadora. Dirigido aos professores e às instituições educacionais, o projeto foi criado para contribuir na formação de uma cultura de solidariedade e de uma atitude proativa para a doação de órgãos e tecidos.