Educação básica: sindicatos têm nova rodada de negociação

Por Comunicação Sinpro/RS
REUNIÃO | Publicado em 31/03/2022

Na tarde desta quinta-feira, 31 de março, foi realizada nova reunião entre os dirigentes do Sinpro/RS e o Sinepe/RS (Sindicato Patronal) com vistas à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho dos professores que atuam na educação básica.

No encontro, mais uma vez, os representantes do Sinepe/RS insistiram no parcelamento do reajuste salarial, sendo 5% pagos no salário de março, a integralização de 8% em junho e o restante em novembro, somando, assim, o total de 10,8%, referente ao INPC do período. O Sinpro/RS não aceitou um parcelamento tão longo e sugeriu a antecipação de 5% em março e 5,8% em maio, totalizando o mesmo percentual.

O Sinepe/RS refutou a proposta e apresentará nova sugestão na próxima reunião. Algumas escolas farão a antecipação sugerida pelo Sinpro/RS já em março.

EXCESSO DE TRABALHO – O Sindicato dos Professores levou à reunião como ponto de pauta a sobrecarga de trabalho realizado pelos docentes com o planejamento de aulas, especialmente nas turmas com estudantes com deficiência. O Sinpro/RS propôs a contratação de um professor específico para a elaboração desse conteúdo ou o pagamento de horário extraordinário aos docentes, nestes casos. O Sinepe/RS ficou de avaliar este ponto.

DEMANDAS ON-LINE – Ainda na reunião, o Sinpro/RS destacou o excesso de demandas enviadas aos professores através das plataformas digitais (WhatsApp, mensagens eletrônicas e outros), em diferentes horários, por parte das direções e coordenações das escolas. O Sindicato solicitou que esses pedidos só possam ser remetidos nos horários de funcionamento da escola.

O Sindicato Patronal não aceitou incluir o tema na Convenção Coletiva, mas irá estudar a possibilidade de emitir uma recomendação oficial às instituições de ensino.

Nova reunião entre os sindicatos ficou agendada para a próxima quinta-feira, 7 de abril.