Fundação Ecarta deve receber Comenda Porto do Sol

A proposta tem a autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), que destaca a instituição como de extrema importância para a educação e para a cultura do Estado e da Capital.

Comunicação Sinpro/RS
Fundação Ecarta | Publicado em 10/04/2015


Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de resolução que concede a Comenda Porto do Sol à Fundadão Cultural e Assistencial Ecarta. A proposta tem a autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), que destaca a instituição como de extrema importância para a educação e para a cultura do Estado e da Capital.

A Fundação Ecarta foi instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS), tendo nome oriundo da união das iniciais das áreas de atividades que desenvolve: educação, cultura, arte, recreação, tecnologia e assistência. Tem como missão promover a qualificação da educação e a ampliação dos espaços e das oportunidades de acesso à arte, à cultura e à recreação, assim como iniciativas de caráter assistencial. Seu lançamento ocorreu em 29 de abril de 2005, momento em que deu início às suas atividades.

A Fundação desenvolve projetos culturais como o Ecarta Musical, que valoriza os músicos e a produção musical do RS; a Galeria Ecarta, que se ocupa especialmente com a valorização da arte contemporânea no Estado; o Conversa de Professor, que propõe a discussão de temas específicos de diferentes áreas do conhecimento; o Núcleo Cultural do Vinho, no qual são realizados cursos, palestras e encontros, com o objetivo de conhecer, discutir e divulgar a geografia, a produção, as características e as peculiaridades do vinho, e o projeto Cultura Doadora, voltado para a comunidade escolar, visando ao esclarecimento e à sensibilização de professores e estudantes para a importância da doação de órgãos e tecidos.