Instituições comunitárias querem criar novo sindicato patronal

Comunicou a intenção de criar um sindicato patronal das mantenedoras das instituições comunitárias do Rio Grande do Sul, representando tanto escolas de educação básica quanto universidades.

Educação superior | Publicado em 26/02/2015

Uma comissão de representantes de instituições comunitárias de educação superior, em reunião com dirigentes do Sinpro/RS e demais sindicatos de professores e funcionários do ensino privado, na quarta-feira, 25, na sede do Sinpro/RS em Porto Alegre, comunicou a intenção de criar um sindicato patronal das mantenedoras das instituições comunitárias do Rio Grande do Sul, representando tanto escolas de educação básica quanto universidades.

Na reunião, a comissão, integrada por representantes da UPF, Unijuí, Unicruz, UCS e Feevale, justificou a iniciativa pela regulamentação da Lei nº 12.881/2013 (dispõe sobre a definição das instituições comunitárias de educação superior) que, no seu entendimento, institui uma nova categoria econômica; e solicitou aos sindicatos dos professores e funcionários a instalação de um processo de negociação próprio objetivando um acordo coletivo de trabalho.

Os dirigentes dos sindicatos de professores e funcionários informaram que o Sinepe/RS já havia comunicado, na semana passada, a dissidência das comunitárias, em reunião convocada pelo próprio sindicato patronal; destacaram sua isenção e imparcialidade no conflito; e salientaram o compromisso das entidades dos trabalhadores com a manutenção das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), consideradas o patrimônio de direitos dos professores e funcionários do ensino privado, e que, no momento, o Sinepe/RS se constitui na efetiva representação sindical das instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul.

Feitas as ponderações e ressaltadas as preocupações das entidades dos trabalhadores ficou ratificada pelos sindicatos a prioridade da renovação das CCTs com o Sinepe/RS, bem como a disposição de manter o diálogo com as instituições comunitárias com vistas ao acompanhamento dos desdobramentos da iniciativa que está sendo gestada.

NEGOCIAÇÃO COLETIVA 2015
O Sinpro/RS reforça a convocação dos professores para a assembleia geral que definirá a pauta de reivindicações a ser entregue ao Sinepe/RS para as negociações coletivas 2015. A assembleia será realizada a partir desta quinta-feira, 26/2, até 11 de março, em 21 cidades, ocasião em que o Sindicato vai aprofundar os esclarecimentos e a discussão sobre os desdobramentos da divisão do sindicato patronal.

A reunião inaugural das negociações coletivas está agendada para o dia 10 de março, na sede do Sinepe/RS, em Porto Alegre.