Instituições metodistas aderem à paralisação no Rio Grande do Sul

Promovida nesta terça-feira, 22, a ação Dia do Basta busca o reconhecimento e valorização docente com paralisação das atividades em todas as instituições metodistas do país

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 22/09/2020

Instituições metodistas do Rio Grande do Sul aderem à paralisação nacional, promovida pelo coletivo de sindicatos de professores e funcionários nesta terça-feira, 22 de setembro, chamada de Dia do Basta. Centro Universitário Metodista – IPA, Colégio Americano, de Porto Alegre. Colégio e Faculdade Centenário, de Santa Maria, pararam suas atividades em protesto aos constantes atrasos salariais e descumprimento de direitos na Rede Metodista.

A paralisação está ocorrendo simultaneamente em todo o país nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em todas as unidades os professores e funcionários enfrentam os mesmos problemas como desmonte das estruturas das instituições, atrasos no pagamento, descumprimento de acordos judiciais e falta de perspectivas por parte da direção Metodista.

No Rio Grande do Sul, os trabalhadores têm realizado ações semelhantes desde o último ano, quando os docentes do colégio Americano e do IPA paralisaram em função dos mesmos motivos. Recentemente, o Instituto Metodista de Passo Fundo esteve sem aulas por mais de 30 dias durante a paralisação dos professores, que só retomaram as atividades após a regularização das pendências salariais.

Em manifesto publicado em maio, os professores apontam os motivos pela insatisfação com a gestão da Rede. “A atual gestão, na nossa avaliação, não tem sintonia com a própria origem da cultura Metodista e sua trajetória, que é a educação e a assistência. Esse é o contraponto que acreditamos ao crescimento da mercantilização da educação em nosso estado e na luta pela manutenção de instituições que são referência em qualidade de ensino”, destaca o documento.

ENCONTRO VIRTUAL – Além da paralisação, o Dia do Basta será marcado pelo encontro virtual que deve reunir professores, funcionário, estudantes e representantes sindicais em um live programada para às 19h desta terça-feira, 22. O encontro será transmitido pelas redes sociais do Sinpro/RS.