Irmãs do ICM publicam nota sobre o momento eleitoral no Brasil

A instituição se posicionou contrária ao preconceito, ditadura e tortura. A congregação mantém 16 escolas em quatro estados e possui mais de 11,2 mil alunos

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 23/10/2018


A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM), emitiu nota pública sobre o momento atual do Brasil. Publicada no site da instituição na última quinta-feira, 18 de outubro, a nota lembra a atuação da Congregação, por mais de 170 anos, na defesa, na promoção da vida e no resgate da cidadania, e afirma ser contra “a guerra, a violência, a ditadura, a tortura, a mentira, a exploração, a discriminação, o preconceito, o racismo, a perseguição e tudo o que torna menos digna a vida – dom de Deus”, diz o texto.

A Instituição atende 11.230 alunos da educação infantil ao ensino médio e mantém 16 unidades em diferentes estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Integram a rede escolas como Nossa Senhora da Glória e Mãe de Deus, em Porto Alegre, Coração de Maria, de Santa Maria, e Cristo Rei, de Rio Grande.

Confira a íntegra da nota:

NOTA PÚBLICA
sobre o momento atual brasileiro

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, quer atualizar a palavra da Fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix, que escreveu “todos estão seriamente obrigados a não esquecer os pobres” (Const. 1852); quer ser fiel a Jesus Cristo, que responde ao doutor da lei: “vai e faze tu o mesmo” (Lc 10,37).

Com uma história de 170 anos de atuação na defesa, na promoção da vida e no resgate da cidadania e, face ao momento sociopolítico e econômico em que vivemos, manifesta seu posicionamento:

A FAVOR: da vida, da misericórdia, da caridade, da paz, do respeito, da liberdade, da verdade, da democracia, da participação cidadã, da solidariedade, e de todos os valores do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

CONTRA: a guerra, a violência, a ditadura, a tortura, a mentira, a exploração, a discriminação, o preconceito, o racismo, a dominação, o medo, o desemprego, a perseguição e tudo o que torna menos digna a vida – dom de Deus.

Considera urgente retomar e analisar os dois projetos que disputam a Presidência da República do Brasil e, pensando nas famílias, nas crianças, nos jovens, nos adultos e nos idosos, apoiar o projeto que garanta o Estado Democrático de Direito.

Ainda é tempo. A sabedoria de Deus nos mova, fortaleça e oriente nossas decisões.