Jovens investem mais tempo em educação antes de entrarem no mercado de trabalho

Antes de ingressarem no mercado de trabalho. A situação é um dos motivos de o desemprego permanecer com taxas baixíssimas em Porto Alegre, aponta reportagem de Zero Hora.

Comunicação Sinpro/RS
Estudantes | Publicado em 17/01/2014


Com o aumento real da renda das famílias brasileiras nos últimos anos, os jovens têm mais condições de permanecer estudando, antes de ingressarem no mercado de trabalho. A situação é um dos motivos de o desemprego permanecer com taxas baixíssimas em Porto Alegre, aponta reportagem de Zero Hora.

Em abril do ano passado, durante o Fórum da Liberdade, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, já havia chamado a atenção para esse fenômeno crescente na sociedade brasileira. Com razão, argumentou que a expansão da classe média, o aumento da renda real dos chefes de família, os programas oficiais de financiamento educacional e a maior oferta de vagas em cursos superiores, todos esses fatores combinados, permitiram que os jovens permanecessem mais tempo estudando, aumentando a escolaridade, em vez de ingressarem mais cedo no mercado de trabalho em piores condições para competir por um emprego.

Com informações de Andi.