Justiça anula assembléia da Ulbra para a criação de um sindicato paralelo

Ensino superior | Publicado em 04/12/2007

O Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS informa à sociedade gaúcha que, na manhã de ontem, a Justiça do Trabalho de Canoas anulou os efeitos da assembléia de criação de um sindicato dos docentes da educação superior do município, realizada na segunda-feira, no campus da Ulbra em Canoas.

A decisão judicial é uma resposta à cautelar, ajuizada pelo Sinpro/RS contra a Ulbra e à comissão organizadora do sindicato paralelo na tarde de segunda-feira, após o flagrante de irregularidades na realização da assembléia:

– De forma acintosa foi descumprida a decisão judicial do titular da 3º Vara do Trabalho quanto às exigências para funcionamento da assembléia. A Justiça havia determinado o ingresso e o direito de voz aos dirigentes do Sinpro/RS, a identificação dos professores presentes através da apresentação da Carteira de Trabalho e a coleta de votos em urna com cabine de votação.

– A notificação à comissão organizadora da assembléia pela oficial de justiça só foi possível após a localização de uma integrante escondida no banheiro local, tendo a oficial sofrido desrespeito e constrangimentos durante a realização de seu trabalho.

– Os professores da Ulbra foram submetidos a uma situação vexatória, a começar pela coação para o comparecimento no local, onde seguranças da comissão organizadora, todos sem qualquer ligação com a categoria e sem a devida identificação, organizaram uma votação que não teve apresentação prévia aos participantes.

A pretensa assembléia não chegou sequer a ser instalada tendo-se partido direto para as votações, em cédulas sem rubrica de mesários nem constituição de comissão de votação.