Justiça do Trabalho determina novo bloqueio de contas da Ulbra

A assessoria jurídica do Sinpro/RS ajuizou, na Justiça do Trabalho de Canoas, ação de cumprimento referente ao não pagamento do salário de abril dos professores

Ensino superior | Publicado em 05/05/2009

No início da tarde desta terça-feira, 5, a assessoria jurídica do Sinpro/RS ajuizou, na Justiça do Trabalho de Canoas, ação de cumprimento referente ao não pagamento do salário de abril dos professores da Ulbra, vencidos nesta data.

O titular da 2ª Vara do Trabalho de Canoas, juiz Volnei de Oliveira Mayer, ao receber a ação, determinou o início da penhora de valores em todas as contas bancárias de todos os CNPJs do complexo Ulbra, com vistas à obtenção de recursos para o pagamento dos salários de abril.

A expectativa do Sindicato está voltada à disposição manifesta do juiz, de estender a captação dos recursos a todas as contas ligadas ao complexo Celsp/Ulbra.

O não pagamento do salário de abril no dia de hoje confirma a previsão de falta de recursos, transmitida ao Sindicato no final da tarde de segunda-feira por representante do Comitê Gestor da Crise, que manifestou, no entanto, a expectativa da liberação de recursos já penhorados pela Justiça do Trabalho no último período, bem como a provável alienação de bem imóvel isento de penhora nos próximos dias.

Dos valores já penhorados pela Justiça do Trabalho, no entanto, metade é objeto de embargos por parte dos credores da empresa Resul S. A., de propriedade do ex-reitor, Ruben Becker, e do filho dele, Leandro Becker.

O Titular da 2ª Vara do Trabalho cogitou, igualmente, a possibilidade de gestionar junto à Justiça Federal pela liberação de valores de posse desta, fruto das penhoras realizadas em abril e antes do acordo com a Fazenda Nacional.

Nos próximos dias, o Sinpro/RS intensificará sua incidência sobre a Ulbra e o próprio Poder Judiciário com vistas à definição dos recursos para o pagamento de salários dos professores.

O Sindicato convoca todos os docentes para o II Encontro Estadual de Professores da Ulbra e a Assembleia Geral, no dia 16 de maio, ocasião em que a questão salarial será também ponto de pauta.