Livro do NAP terá sessão de autógrafos nesta segunda, 29/10

E que tem como principal objetivo acolher os professores que chegam ao Sindicato em sofrimento por situações de constrangimento e violência.

Comunicação Sinpro/RS
NAP | Publicado em 25/10/2012


O professor sob pressão – Prevenção e enfrentamento da violência no ambiente de trabalho (Carta Editora, 104 p.) será lançado com sessão de autógrafos nesta segunda-feira, 29 de outubro, às 18h, no pavilhão de autógrafos (praça central) da 58ª feira do Livro de Porto Alegre. A obra traz a análise de especialistas sobre as situações de violência vivenciadas no ambiente de trabalho e os caminhos possíveis para a sua prevenção e enfrentamento por parte dos profissionais e instituições de ensino.

O trabalho foi desenvolvido pelo Núcleo de Apoio ao Professor contra a Violência – NAP, instituído pelo Sinpro/RS – Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS, em 2007, e que tem como principal objetivo acolher os professores que chegam ao Sindicato em sofrimento por situações de constrangimento e violência.

Reúne artigos de professores, psicólogos, representantes do Judiciário e outros especialistas acerca de situações de constrangimento protagonizadas por alunos e dirigentes no ambiente escolar, bem como os casos de violência implícita e explícita, assédio moral, discriminação, ameaças, assédio por meio virtual e assédio sexual sofridos por docentes no exercício profissional.

A obra tem organização da professora Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS e coordenadora do NAP, e oferece aos leitores uma detalhada explanação sobre as atividades do Núcleo e as pesquisas que comprovam o alto índice de comprometimento da saúde dos professores. A obra conta também com artigos da psicanalista e doutora em Educação Roséli Cabistani; Luciane Toss, advogada do Sinpro/RS; do juiz do Trabalho Rubens Fernando Clamer dos Santos Júnior; de membros da Associação Psicanalista de Porto Alegre (APPOA), entre outros autores. O livro terá lançamento em Porto Alegre e Caxias do Sul.