Livro que conta a história do jornal Extra Classe terá lançamento no dia 30

Que conta a história do jornal, da sua concepção até os dias atuais, e traz um encarte com a reprodução de todas as capas e destaques das principais reportagens.

Lançamento | Publicado em 28/03/2016

No próximo dia 30 de março, o Sinpro/RS lançará o livro Extra Classe – Duas décadas de jornalismo e cidadania (Carta Editora, 144 páginas), que conta a história do jornal, da sua concepção até os dias atuais, e traz um encarte com a reprodução de todas as capas e destaques das principais reportagens. O lançamento será às 19h, na sede estadual do Sindicato em Porto Alegre (Av. João Pessoa, 919).

A obra traz textos do professor Marcos Julio Fuhr, diretor do Sinpro/RS, dos editores que criaram o jornal, jornalistas Marcelo Menna Barreto e Luiz Carlos Barbosa, da jornalista Valéria Ochôa, editora-chefe do Extra Classe desde 1999, do jornalista César Fraga, editor-executivo desde 2000, do sociólogo Marcos Rolim, articulista do EC, do presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo, e do doutor em História, João Marcelo Pereira dos Santos. Também, conta com crônicas exclusivas dos escritores Luis Fernando Verissimo e José Guaraci Fraga, ambos colaboradores do jornal.

EXTRA CLASSE – Lançado em março de 1996, circula mensalmente desde então, ininterruptamente. Seu público leitor principal são os professores associados ao Sinpro/RS. Em 2014, a publicação ganhou um espaço próprio na internet (www.extraclasse.org.br) que traz a integra das edições mensais, mais produção de conteúdo jornalístico exclusivamente para a web.

Em comemoração ao seu 20º aniversário, circula em março com novo projeto gráfico e incremento em sua tiragem, 25 mil exemplares/mês. O Sindicato e o jornal também promoverão ao longo do ano várias atividades. “A autonomia do jornalismo em detrimento de interesses variados sempre marcou a trajetória do Extra Classe e merece toda nossa reverência”, destaca Marcos Fuhr. Nestas duas décadas, o jornal Extra Classe recebeu 34 prêmios de jornalismo, aos quais concorreu com a mídia diária.