Mais instituições Metodistas paralisam as atividades no RS

Além do IPA e Centenário, colégio Americano paralisou as atividades nesta terça-feira, 3 de novembro. Pendências já acumulam 4,75 salários

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 05/11/2020

Foto: Divulgação

Aumentou o número de instituições da Rede Metodista no Rio Grande do Sul paralisadas em função das pendências salariais. Nesta terça-feira, 3 de novembro, o colégio Americano aderiu a mobilização iniciada em outubro pelos professores do Centro Universitário Metodista – IPA, de Porto Alegre, e pelo colégio e faculdade Centenário, de Santa Maria.

A Rede Metodista vem enfrentando dificuldades em todo o país. No estado, são pendências que se acumulam desde dezembro do último ano, além de férias de 2020 e pagamentos parciais de abril a setembro. A falta de diálogo com a direção da Rede e a não previsão de novos pagamentos ou quitação dos atrasados vem gerando insatisfação nos professores, o que motivou a paralisação.

“Os professores têm enfrentado problemas graves na Rede Metodista. As pendências salariais provocam um desgaste emocional e financeiro muito grande”, diz Margot Andras, diretora do Sinpro/RS. Ela explica que o Sindicato vem atuando desde o início da crise, levando o caso à Justiça do Trabalho e Ministério Público e buscando Acordo  que visam a quitação das pendências.

HISTÓRICO – Parte dos professores da Rede Metodista no Estado já somam 4,75 salários pendentes. Em julho, os docentes do Instituto Metodista de Passo Fundo iniciaram uma ação que durou 55 dias sem atividades. Em setembro, todas as instituições metodistas do Brasil paralisaram suas atividades por um dia, no que foi chamado de Dia do Basta. O ato foi convocado pelos sindicatos e federações de professores e funcionários em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.