Manifestação marcou os 39 anos da Universidade e a defesa do seu projeto educacional

A mobilização foi organizada por um comissão de professores e funcionários e teve grande participação de docentes,servidores e estudantes,tendo ocorrido também em outras unidades da Ulbra

Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 16/08/2011


Professores, funcionários técnico-administrativos e alunos da Ulbra realizaram no início da tarde desta terça-feira, 16, Ato Público no campus Canoas, para assinalar os 39 anos de fundação da universidade e em defesa do projeto educacional da instituição.

A mobilização foi organizada por uma comissão de professores e funcionários e teve grande participação de docentes, servidores e estudantes, tendo ocorrido também em outras unidades da Ulbra no interior do estado. Além da Associação dos Docentes da Ulbra (Adulbra), do Sinpro/RS, do Sinteep/Vales, participaram do Ato em Canoas representantes da CUT/RS e do gabinete do senador Paulo Paim e do Diretório Central de Estudantes.

A defesa do projeto institucional e dos contratos de trabalho de professores e funcionários no processo de reestruturação da Universidade, que será transformada em uma sociedade anônima. O pró-reitor Ricardo Rieth manifestou-se em nome da Reitoria, lendo mensagem do reitor Marcos Ziemer, que estava em viagem à Brasília para tratar da aprovação do projeto junto à União.

Para o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, a iniciativa e a participação da comunidade acadêmica da Ulbra na atividade desta tarde é extremamente positiva. “A mobilização é fundamental no processo de resistência às intenções de leiloar a instituição ou de transferir sua gestão para o domínio da especulação financeira e da mercantilização do ensino”, alertou.

A Adulbra publicou na edição de terça-feira do Jornal Diário de Canoas Apedido sob o título “A Ulbra é de Canoas, do Rio Grande do Sul e do Brasil”.