Mobilização denuncia desvalorização do profissional de educação infantil

O Sinpro/RS realiza nos dias 29, 30 e 31 de maio (terça, quarta e quinta), mobilização nas escolas de educação infantil em todo o estado

Comunicação Sinpro/RS
Campanha Salarial | Publicado em 30/05/2012


O Sinpro/RS realiza nos dias 29, 30 e 31 de maio (terça, quarta e quinta), mobilização nas escolas de educação infantil em todo o estado, como parte da campanha salarial 2012.

Representantes do Sindicato irão distribuir material informativo aos professores, pais e comunidade para chamar a atenção sobre a realidade dos educadores da educação infantil, que atuam com baixos salários, acúmulo de funções e condições precárias de trabalho.

“O Sindicato denuncia também à comunidade a resistência patronal em conceder melhorias salariais aos professores, que já possuem os mais baixos salários do ramo da educação, comprometendo o atendimento das crianças e a qualidade de ensino”, afirma Celso Stefanoski, diretor do Sinpro/RS.

O panfleto que está sendo entregue destaca:

….“A Infância é um momento fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. No entanto, muitas escolas privadas de educação infantil se transformaram em meros negócios”…

…“Muito se critica sobre os baixos salários no setor público, mas os valores praticados na educação infantil particular estão abaixo do piso nacional do magistério. Ou seja, você paga uma mensalidade que sobe a cada ano e as professoras recebem um salário ínfimo”…

O Sinpro/RS está em plena negociação salarial com o Sindicreches (Sindicato Patronal), que está resistente às reivindicações e insiste em desvalorizar o professor. O Sinpro/RS reivindica reajuste do salário pelo INPC (4,88%) + 10% de aumento real; férias no período de janeiro ou fevereiro; recesso de sete dias em julho; plano de saúde com participação das escolas (50%), ampliação do adicional por tempo de serviço de 3% para 5% a cada quatro anos e remuneração das reuniões pedagógicas quinzenais.