Mobilização em defesa da educação e da aposentadoria em Porto Alegre

Professores e estudantes se somaram a trabalhadores e sindicalistas em protesto contra os cortes na educação e a aprovação da reforma da Previdência, já em trâmite no Senado

Por Stela Pastore
MOVIMENTO | Publicado em 14/08/2019

O Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação e contra a reforma da Previdência foi marcado por várias manifestações em Porto Alegre (RS). Depois do painel O Futuro das Universidades e Institutos Federais no Brasil, que lotou o salão nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) pela manhã, professores estaduais realizaram uma aula pública em defesa da educação em frente ao Palácio Piratini, sede do governo do estado.

A atividade foi seguida de ato unificado das centrais sindicais na Esquina Democrática, região central da cidade, que reuniu milhares de estudantes, professores, trabalhadores e sindicalistas. Depois, manifestantes saíram em caminhada em direção ao túnel da Conceição, rumo à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A luta de educadores e trabalhadores se estende ao programa Future-se, proposto pelo Governo Bolsonaro como uma nova forma de busca por financiamento nas instituições de educação superior. Se aprovado, mudará 18 itens da Constituição Federal. O programa nada refere sobre políticas de educação. “É a privatização do ensino, pesquisa e extensão a serem entregues ao mercado”, define o reitor da Ufrgs, Rui Oppermann.

No Rio Grande do Sul, foram realizadas manifestações em Pelotas, Rio Grande, Alegrete, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo.