Mudanças na alimentação e obesidade são destaque de capa da Revista Textual

Estimativas da OMS apontam que,até o ano de 2030,mais da metade da população do planeta terá problemas de saúde decorrentes da superalimentação.

Comunicação Sinpro/RS
Textual | Publicado em 02/10/2013


As consequências da má alimentação são o enfoque do ensaio de capa da 18ª edição da Revista Textual, publicação semestral do Sinpro/RS. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, até o ano de 2030, mais da metade da população do planeta terá problemas de saúde decorrentes da superalimentação. Serão 2,1 bilhões de pessoas com excesso de peso e mais de 1,1 bilhão de obesos. O ensaio A obesidade sob o enfoque das mudanças do sistema alimentar, é de Raquel Canuto, Nutricionista, Mestre em saúde coletiva e Doutora em Endocrinologia, Professora da Unisinos e da UCS. A autora analisa as causas e consequências dessa transição alimentar e aborda políticas para a redução da obesidade e do sobrepeso.

O segundo ensaio da edição, intitulado Futebol e cultura no Brasil: entre mercado e sociabilidade, de Édison Gastaldo, Antropólogo e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UFRRJ, aborda, em tempos de Copa do Mundo, o trinômio futebol, mercado e poder. Gastaldo relaciona os usos sociais desse esporte na cultura brasileira às suas lógicas simbólicas de pertencimento, identidade e poder.

Educação
Na editoria O professor e o mundo da escola o artigo As crises das licenciaturas e a perspectiva da falta de professores fala da relação entre oferta e procura pelos cursos de licenciaturas e a perspectiva da falta de professores. O texto é de Gabriel Grabowski, Professor da Universidade Feevale e do Centro Universitário Metodista – IPA.

Ainda sobre educação, o psicanalista Eduardo Mendes Ribeiro, Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e do Instituto APPOA, avalia a ineficiência da vigilância por meio de câmeras em salas de aula, com o artigo As câmeras nos protegem de quê?

Médicos estrangeiros
A polêmica questão da vinda de médicos estrangeiros é tratada na editoria dinâmica do meio educacional, com o artigo Importação de médicos: band-aid para fratura exposta, de Renato de Oliveira, Sociólogo e Luís César Souto de Moura, Médico, mestre em sociologia e doutor em administração.

Politica Sindical
Para fechar a edição, uma análise sobre os movimentos sociais e os novos desafios colocados à representação política e sindical, no artigo Novos movimentos sociais e os desafios à representação política e sindical, da autoria de Valdir Graniel Kinn, Mestre em ética e filosofia política e Cândida de Oliveira, Mestre em jornalismo.

A Revista Textual foi lançada em novembro de 2002 pelo Sinpro/RS com a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral e abordagens de questões referentes à relação dos professores com o mundo da escola e sobre a dinâmica educacional. A publicação é distribuída aos associados e pode ser acessada na íntegra me sua versão on-line.