Nota esclarece as razões da não antecipação do feriado

É verdadeiro que o feriado ocorre na próxima quarta-feira, 15 de outubro, conforme Convenção Coletiva de Trabalho 2014, porém não pelas razões alegadas pelo sindicato das escolas, o Sinepe/RS,e publicadas.

Nota | Publicado em 07/10/2014

O Sinpro/RS retifica informação veiculada na edição desta quarta-feira, 8 de outubro, no Jornal Correio do Povo, à página 15, sob o título Ensino privado terá feriado no dia 15 próximo. É verdadeiro que o feriado ocorre na próxima quarta-feira, 15 de outubro, conforme Convenção Coletiva de Trabalho 2014, porém não pelas razões alegadas pelo sindicato das escolas, o Sinepe/RS, e publicadas.

O Sindicato dos Professores, contrariamente ao declarado pelo presidente do sindicato patronal e veiculado, destaca que à época da negociação coletiva, realizada entre março e maio deste ano, reivindicou a antecipação do feriado na pauta de negociações, da mesma forma como fez em anos anteriores, porém os representantes do Sinepe/RS não aceitaram a proposta, mantendo-se assim o feriado na data de origem, 15 de outubro.

Recentemente, algumas escolas anunciaram que antecipariam o feriado, mas o Sinpro/RS tem orientado para que se mantenha o que está na Convenção Coletiva, pois um grande número de professores, atuando em mais de uma instituição de ensino, ficariam sem o feriado por conta do desencontro dos calendários. “A direção do Sinpro/RS estranha a manifestação do Sinepe/RS, especialmente por não corresponder à verdade dos fatos”, salienta Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

Comunicado
O Sinpro/RS publicou, na edição de outubro do jornal Extra Classe, um comunicado sobre os fatos que levaram a não antecipação do feriado comemorativo ao Dia do Professor, em 2014. Segundo a nota, a Comissão de Negociação do Sinepe/RS, com o aval da sua assembleia, recusou a antecipação da data proposta pelo Sinpro/RS. Confira a íntegra.