Prefeitos rejeitam retomada das aulas presenciais no dia 8 de setembro

Em reunião com a Famurs, o governador Eduardo Leite retoma intenção de volta presencial das aulas no dia 8 de setembro, mas prefeitos, sindicatos e comunidade ainda consideram prematura a retomada

Por César Fraga
EDUCAÇÃO | Publicado em 02/09/2020

Foto: Paula Fróes/ Divulgação

Em reunião com prefeitos, na última terça-feira, 1º de setembro, o governador Eduardo Leite propôs novamente o retorno das aulas presenciais nas escolas das redes pública e privada, desta vez, com início no próximo dia 8 de setembro. Na prática, apenas uma semana de diferença da proposta anterior – 31 de agosto –, que havia já sido rechaçada por prefeitos, sindicatos de professores e associações de pais. O novo retorno gradual, começaria pela educação infantil e seria concluído em novembro, quando todos os níveis.

Conforme o cronograma apresentado aos prefeitos do Estado o escalonamento das etapas começariam pela educação infantil em 8 de setembro, passando pelo ensino médio e educação superior em 21 de setembro e o ensino fundamental entre 28 de outubro (anos finais) e 12 de novembro (anos iniciais). A decisão, em qualquer das datas propostas, cabe aos municípios.

O calendário foi detalhado pelo governo do Estado durante reunião  com a Famurs  (entidade que reúne prefeitos e municípios do RS), Ministério Público (MPT) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A proposta anterior teve rejeição de 94,6% dos prefeitos. A nova proposta considera um adiamento do até 15 dias da anterior.

LEIA A ÍNTEGRA NO SITE DO JORNAL EXTRA CLASSE