Professores aprovam pauta de reivindicações 2017

Assembleia Geral | Publicado em 04/03/2017

Neste sábado, 4 de março, com a realização das reuniões em Porto Alegre, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul, foi encerrada a Assembleia Geral Regionalizada dos professores da educação básica em todo o estado, que definiu a pauta de reivindicações para a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT a ser negociada com o Sinepe/RS. O Sinpro/RS está realizando 47 assembleias em todo o estado com educação básica e superior para a negociação, que começa ainda neste mês de março, data-base da categoria.

Na pauta de reivindicações destaca-se o reajuste salarial de 7% e 9% para os pisos da categoria; aproximação de 20% dos valores hora/aula da educação infantil e anos iniciais com os anos finais do fundamental; definição de calendário escolar com previsão de duas semanas de indisponibilidade no recesso de julho e três feriados ponte; garantia de inclusão de alunos com deficiência e limitação do número de alunos nas turmas; garantia do direito ao descanso e ampliação da participação dos empregadores no custeio do plano de saúde. Também foi incluída na pauta a reivindicação da proibição de terceirização da atividade docente pelas instituições.

A assembleia ratificou o posicionamento do sindicato contrariamente aos projetos de reforma da previdência e terceirização da atividade-fim, em tramitação no Congresso Nacional. Foi aprovado um manifesto ao ensino privado e suas entidades pedindo seu posicionamento contrário à reforma da previdência.

Os professores deliberaram ainda pela participação no Dia Nacional de Luta, agendado para dia 15 de março, contra a reforma da previdência. A proposta é que nas escolas privadas os professores assinalem sua participação através de uma Vigília que consiste na discussão dos prejuízos da reforma e uso de materiais que evidenciem a oposição da categoria ao projeto, que terá graves consequências na aposentadoria dos professores. O sindicato fornecerá o material necessário para as ações e atividades. Também foi aprovada a participação nas atividades públicas, em Porto Alegre e diversas cidades do interior, promovidas pelo movimento sindical nessa data.