Assembleia de professores da Liberato avaliará proposta para Acordo

Comissão de negociação dos professores apresentou contraproposta à proposta do governo de reajuste zero nos salários e nas cláusulas de repercussão econômica

Por Valéria Ochôa
NEGOCIAÇÃO SALARIAL | Publicado em 14/02/2020


Os professores da Fundação Liberato avaliarão a negociação e a proposta do Governo do Estado para Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em Assembleia Geral no próximo dia 19 de fevereiro, quarta-feira, às 17h, no auditório da Fundação Liberato, em Novo Hamburgo.

Nesta semana, o Governo do Estado apresentou proposta de reajuste zero para os salários, assim como para todas as cláusulas com repercussão econômica, a extinção do quinquênio (incorporando os recebidos atualmente) e a não incorporação da função gratificada. Também informou que a não renovação do ACT implicará na retirada de uma série de direitos.

Os representantes dos professores manifestaram sua inconformidade com a proposta de reajuste zero e ponderaram sobre a necessidade de repor a inflação do período, de 3,94%.

NOVA PROPOSTA – Após a reunião com o Governo, Sinpro/RS e associações de professores se reuniram e deliberaram pelo envio de uma contraproposta ao Governo nos seguintes termos: reposição da inflação do período retroativa a março de 2019 em todas as cláusulas com repercussão econômica, reajuste salarial de 2% retroativo a setembro de 2019 e de 1,94% em fevereiro de 2020 e renovação das demais cláusulas de condições de trabalho.

Na Assembleia na próxima semana, os professores avaliarão o retorno do Governo do Estado a respeito.