Professores da educação básica aprovam proposta para acordo

A nova Convenção Coletiva foi aprovada por 91,7% dos votos, em Assembleia realizada no sábado, 20 de maio, de forma híbrida

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 22/05/2023

Assembleia ocorreu de forma híbrida, na Sede Estadual do Sindicato, em Porto Alegre, e on-line
Foto: Valeria Ochoa

A Assembleia de Professores da Educação Básica aprovou, por 91,7% dos votos, neste sábado, 20 de maio, a proposta negociada pelo Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) com o Sindicato Patronal (Sinepe/RS) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste nível de ensino. A reunião ocorreu em Porto Alegre, de forma presencial na Sede Estadual do Sindicato, e contou, simultaneamente, com a participação dos docentes de maneira virtual.

Entre os destaques aprovados estão o reajuste salarial de 5,47% (INPC do período), retroativo a março. Esse ano, haverá ainda um ganho real que eleva o percentual de reajuste final, que poderá variar entre 6% e 6,87%, dependendo do nível de ensino e da diferença entre os valores pagos aos professores da educação infantil/anos iniciais do ensino fundamental e o valor da hora-aula dos professores dos anos finais do ensino fundamental. A variação se deu como forma aproximar o valor da hora-aula pago a esses professores (Confira os detalhes na tabela).

Foram aprovadas ainda as datas para o recesso letivo entre os dias 24 e 30 de julho de 2023,  criação de uma comissão para estudos sobra a inclusão escolar, antecipação do 13º salário (50% até o dia 05 de agosto de 2023, saldo até o dia 15 de dezembro) entre outros pontos.

Nos próximos dias, o Sindicato encaminhará a formalização da CCT, que ficará disponível na íntegra no site do Sinpro/RS e também poderá ser acessada pelo APP do Sindicato.