Professores da Uergs e Liberato fazem ato em frente à Casa Civil

O ato foi realizado um mês após solicitação de uma agenda com o Secretário de Estado Artur Lemos, que não teve retorno

Por Edimar Blazina
NEGOCIAÇÃO COLETIVA | Publicado em 26/04/2023


Ato reuniu professores e representantes das associações de docentes da Uergs e Liberato
Foto: Igor Sperotto

Os professores e os representantes das associações de docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, realizaram um ato em frente à Casa Civil nesta quarta-feira, 26 de abril, reivindicando uma reunião com o Secretário de Estado Artur Lemos, como parte integrante da negociação coletiva da categoria.

O ato foi realizado após a ausência de resposta do Governo à solicitação de uma agenda, encaminhada mais de um mês, com Lemos. Na data, os professores foram recebidos pelo subsecretário, que se comprometeu em agendar o encontro.

“Entramos em contato diversas vezes neste período e a resposta é sempre uma promessa de agenda, que nunca se confirma”, explica Daniel Sebastiani, diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS).

Após a manifestação desta quarta-feira, o grupo foi recebido por Jonatan Bronstrup, chefe de gabinete, que garantiu que formalizará, nesta quinta-feira, 27, a reunião com o Secretário.

“A ação foi positiva. Finalmente, temos a perspectiva de um encontro com o Secretário”, pontua Sebastiani.

Normalmente, a Casa Civil não está incluída nas reuniões de negociação, que ocorrem entre Governo do Estado, através do Grupo de Assessoramento Especial (GAE), e as entidades representativas.

O professor Daniel justifica a inclusão do órgão no processo devido às falas públicas do Governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB/RS), garantindo que educação é uma prioridade no Rio Grande do Sul. 

UERGS E LIBERATO – Com mais de 50 anos de existência, a Fundação Liberato é voltada à educação profissional de nível técnico com 3,5 mil alunos matriculados. Já a Uergs, presente em 23 municípios gaúchos, oferece cursos de graduação e pós-graduação em três áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências da Vida e Meio Ambiente. A data base das categorias é 1º de março.