Professores da Ulbra decidem intensificar mobilização durante recesso

para o período de recesso, que começa na próxima segunda-feira.

Ensino superior | Publicado em 20/12/2008

O Encontro estadual dos professores da Ulbra, realizado neste sábado, na sede do Sinpro/RS, em Porto Alegre, definiu a estratégia e as iniciativas de mobilização para o período de recesso, que começa na próxima segunda-feira.

A categoria decidiu que, durante o recesso, nas ocasiões em que forem convocados pela instituição para atividades docentes previstas na Convenção Coletiva de Trabalho, será privilegiada a discussão da inadimplência salarial e das perspectivas para o próximo período.

Foi aprovado o indicativo de não iniciar o ano letivo de 2009 se não houver a regularização dos salários, posição a ser ratificada por uma Assembléia Geral de professores da Ulbra, agendada para o dia 28 de fevereiro, sábado, em Porto Alegre.

O encontro, que contou com a presença de professores de todos os campi da Ulbra e de várias unidades de ensino básico da instituição, decidiu intensificar a ação junto ao judiciário trabalhista com vistas à retomada dos bloqueios de valores para o pagamento de salários; bem como reafirmar a posição de mudança da atual reitoria como pressuposto para a recuperação da credibilidade da instituição.

Além de ações para denunciar à opinião pública a continuidade da inadimplência salarial, foi aprovado ainda o encaminhamento de ofício com a denúncia da atual situação da Ulbra ao Ministério da Educação, à Comissão Externa da Câmara Federal e ao Ministério Público Federal e do Trabalho.