Professores de Universidades divulgam carta aberta sobre reforma do ensino médio

Ensino médio | Publicado em 09/12/2016

Professores da UFRGS, UERGS, UFPEL, UNISINOS, PUCRS, FURG e representantes do Conselho Estadual de Educação divulgaram a Carta Aberta Interinstitucional de Licenciaturas de Universidades Públicas e Privadas do Rio Grande do Sul sobre os Impactos da Reforma do Ensino Médio – MP 746, proposta pelo Governo Federal. A carta foi elaborada no Fórum de Debates – Impacto da Medida Provisória 746 nas Licenciaturas, promovido no dia 1º de dezembro, pela Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS (COORLICEN), Órgão Colegiado vinculado à Pró-Reitoria de Graduação.

“A reforma do Ensino Médio, no Brasil, proposta pelo Governo Federal por Medida Provisória – MP 746, expressa o autoritarismo do Estado brasileiro na condução de mudanças e reformas que há muito a sociedade educacional vem buscando articular com o conjunto da comunidade escolar, famílias e sociedade mais ampla. Tal Medida reforça as desigualdades escolares e desigualdades sociais, por um Estado gerenciador que aposta na mercantilização da educação pública”, afirmam os docentes em trecho da carta.

O texto ressalta ainda algumas fragilidades e retrocessos da MP, de acordo com os professores, tais como a retiradas das disciplinas de artes, a centralidade conferida a língua portuguesa e matemática, a priorização da língua inglesa como língua estrangeira e a possibilidade de contratação de profissionais com notório saber.

Acesse a integra da carta aberta