Entidades denunciam descaso do Governo na negociação salarial da Fundação Liberato e da Uergs

Sem consolidar as tratativas desde março deste ano, os professores já acumulam perdas salariais de 18,5%

Por Comunicação Sinpro/RS
NEGOCIAÇÃO COLETIVA | Publicado em 21/09/2022

Os professores da Fundação Liberato e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) promoverão uma atividade das entidades representativas pela retomada das negociações salariais com o Governo do Estado na próxima quarta-feira, 21 de setembro, a partir das 14h, em frente à Secretaria da Fazenda (Sefaz), na Rua Siqueira Campos, 1.044, no centro de Porto Alegre.

O diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS), Daniel Sebastiani, destaca que o ato pretende denunciar o descaso por parte do Governo com os docentes da Liberato e Uergs, pois desde março deste ano, data-base da categoria, o Grupo de Assessoramento Especial (GAE), órgão do Estado, não conclui as negociações, iniciadas com a entrega da pauta de reivindicações, também em março.

“Nossa intenção é pressionar o Governo para que as negociações sejam retomadas. Os acordos coletivos de trabalho das duas categorias venceram em fevereiro de 2022. Desde então são expedidos termos aditivos mês a mês”, pontua Sebastiani.

PERDAS SALARIAIS – O dirigente sindical explica que os professores dessas instituições de ensino têm acumulado 18,5% de perdas salariais.

“Nos preocupa o atraso da negociação pois a inflação referente ao período que está sendo negociado ultrapassa os 10%. A proposta apresentada pelo Governo é de pouco mais de metade deste percentual. Precisamos de um encaminhamento concreto para encerramos a negociação, interrompida há mais de seis meses”, afirma.

Fundação Liberato – Com mais de 50 anos de existência, a Fundação Liberato possui uma estrutura voltada à educação profissional de nível técnico com mais de 3 mil alunos matriculados, provenientes de mais de 50 municípios do Rio Grande do Sul. A Fundação vem se firmando como instituição pública estadual que contribui para a formação de profissionais qualificados, com a missão de atuarem no desenvolvimento da ciência e tecnologia.

UERGS – A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul é uma instituição multicampi, com vinte e quatro unidades distribuídas pelo Rio Grande do Sul. A Universidade oferta 22 cursos de graduação, tendo cerca de 6 mil alunos matriculados.