Professores do Colégio Americano decidem paralisar por dois dias

Decisão vale para esta terça, 29, e quarta-feira, 30, após atraso no pagamento do salário do mês de setembro

ENSINO PRIVADO | Publicado em 28/10/2019

A Assembleia de Professores do Colégio Americano, realizada nesta segunda-feira, 28 de outubro, deliberou por paralisação de dois dias devido ao atraso no pagamento do salário de setembro. A partir da decisão, nesta terça-feira, 29, e quarta-feira, 30, não haverá atividade docente na instituição. Nova reunião no dia 30, no Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), avaliará a ação e dará novas deliberações sobre o caso.

Antes da Assembleia, ainda nesta segunda-feira, a direção do Americano depositou uma parcela equivalente a 12% do salário de setembro dos professores. O pagamento total deveria ter sido realizado no dia 5 de outubro, o que não ocorreu. Houve então a promessa de que no dia 15 de outubro, Dia do Professor, seria efetuado o depósito do salário, o que também não se confirmou. Da mesma forma, houve nova promessa de quitação da pendência no dia 25, ainda deste mês, e não ocorreu.

“É um desrespeito o que estamos vivendo. São promessas e mais promessas que não se confirmam. Temos 12% do nosso salário pago no vigésimo oitavo dia do mês”, relatou uma professora na Assembleia. “Estamos sem monitores na educação infantil, em turmas com alunos que exigem o cuidado redobrado”, disse outra docente.

“O Sindicato vem acompanhando a delicada situação vivida pela Rede Metodista. A instituição tem uma relação não transparente e dificultada ainda mais pelas repetidas promessas não cumpridas”, explica Margot Andras, diretora do Sinpro/RS. Margot fala ainda que o Colégio é superavitário. “O Americano se mantém com a mensalidade paga em dia pelos pais, o que não justifica o atraso dos salários dos professores. É também por respeito aos pais que pagam regularmente, que os docentes decidiram paralisar”.

AÇÕES ANTERIORES – Em Assembleia realizada no dia 16 de outubro, dando crédito às promessas da instituição, os professores decidiram apenas pela não participação na abertura das Olimpíadas Metodistas, no dia 17 passado. Ainda no encontro, à época, foram reiteradas as deliberações de não participação dos professores nas reuniões semanais do Colégio, bem como o não atendimento às demandas burocráticas por parte da gestão escolar.

O Sinpro/RS já notificou o Colégio Americano da decisão dos Professores. A nova Assembleia está marcada para 17h30, na Sede do Sindicato (Av. João Pessoa, 919 – Porto Alegre).