Professores e funcionários fazem manifestação em Porto Alegre

Convocada pelos Sinpro/RS e Sintae,a manifestação desta manhã integra as mobilizações que já estão ocorrendo em várias cidades do estado.

Ensino privado | Publicado em 03/04/2014

Mais de 70 professores e funcionários do ensino privado do Rio Grande do Sul fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira, 3 de abril, na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, em frente a PUCRS – uma das maiores universidades privadas do estado. Os manifestantes entregaram aos estudantes folhetos com informações da campanha salarial dos trabalhadores do ensino privado, as principais reivindicações e a contradição entre o reajuste das mensalidades, 50% superior à inflação, e a proposta patronal de apenas repor inflação aos salários.

Convocada pelos sindicatos de professores (Sinpro/RS) e de funcionários (Sintae), a manifestação desta manhã integra as mobilizações que já estão ocorrendo em várias cidades do estado. No próximo sábado, 5/3, em Porto Alegre, professores e funcionários do ensino privado farão uma Caminhada pela Valorização Profissional. A concentração será no Parcão, às 11h, seguida de caminhada até o Brique da redenção. Estão ocorrendo também plenárias com os trabalhadores em várias cidades para avaliar as negociações e definir a agenda de mobilização.

Negociação salarial
As negociações salariais entre o Sinpro/RS e o Sinepe/RS começaram no dia 18 de março e até o momento não houve entendimento. Na pauta dos professores, 8% de reajuste salarial, limitação do número de alunos por turma, equiparação salarial no ensino fundamental e regulamentação e remuneração do trabalho extraclasse, entre outras. Na pauta dos funcionários, 8% de reajuste salarial, unificação do piso em R$ 1.000,00 e vale-alimentação.

Plenárias regionais
O Sinpro/RS está realizando plenárias regionais de professores entre os dias 2 e 7 de abril, em 12 cidades do estado. Na pauta, avaliação do processo de negociação e das propostas apresentadas pelo sindicato patronal (Sinepe/RS) até o momento, além de definição do plano de mobilização. Em Porto Alegre, a plenária dos professores e funcionários ocorre no sábado, 5 de abril, às 10h, no Clube Caixeiros Viajantes (Rua Dona Laura, 646). Confira a agenda de plenárias no interior do estado.

Saiba mais sobre a negociação
Acompanhe as notícias da Campanha Salarial
Baixe os materiais e compartilhe nas redes sociais