Professores mantêm greve e pedem intervenção na Ulbra

Ensino superior | Publicado em 14/04/2009

Na noite desta segunda-feira, 13, em Assembleia realizada no auditório Jacuí do Ritter Hotel, em Porto Alegre, os professores da Ulbra decidiram manter a greve iniciada na última terça-feira. O movimento exige a regularização salarial e o afastamento do reitor Ruben Becker da gestão da universidade.

A assembléia, mais uma vez, foi marcada por manifestações contundentes de defesa da continuidade da greve, destacando o caráter político do movimento, na medida em que a principal reivindicação passa a ser a mudança da reitoria e a decisão de formalizar junto ao Ministério Público Federal pedido de intervenção na Ulbra.

Documento contendo essas reivindicações será entregue nesta terça-feira à Celsp, mantenedora da Ulbra, e encaminhado ao Ministério da Educação, à Assembleia Legislativa, à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Canoas.

A Assembleia definiu ainda a agenda de mobilização para os próximos dias, a começar pelo Ato Público, nesta terça-feira, 14, a partir das 11h30min, na frente da sede da Celsp, na rua Fioravante Milanez, 206, no centro de Canoas.

Na quarta-feira, dia 15, a partir das 18h30min, acontecerá o abraço simbólico ao campus da Ulbra em Canoas. As duas iniciativas são promovidas pelo conjunto dos sindicatos representativos das categorias profissionais empregadas na Ulbra, com expectativa de participação também dos alunos da instituição.

Na quinta-feira, 16, a partir das 18h, haverá nova Assembleia Geral dos Professores da Ulbra em local a ser definido.

O Sinpro/RS enfatiza a importância da participação dos professores nas atividades de mobilização aprovadas pela Assembleia. A saída do reitor Ruben Eugen Becker é apontada pelos professores como única possibilidade de solução para a crise da Ulbra. A mobilização contará, a partir de agora, com o slogan “Sou mais Ulbra – Fora Becker”.

ASSEMBLEIAS NOS CAMPI – Nesta terça-feira,serão realizadas Assembleias nos campi de Carazinho e Santa Maria.

PAUTA POLÍTICA – A Assembleia também aprovou a constituição de uma comissão de professores para elaborar a pauta política com vistas às mudanças institucionais da Universidade Luterana do Brasil. A comissão está aberta à adesão de representantes de campi, de cursos, e de unidades de ensino da Educação Básica, e realizará a primeira reunião nesta terça-feira, a partir das 19h, na sede estadual do Sinpro/RS.

EDUCAÇÃO BÁSICA – A Assembleia Geral dos Professores da Ulbra realizada na segunda-feira, 13, contou com a participação expressiva de professores das Unidades de Ensino da Educação Básica, que ao final realizaram uma reunião para os encaminhamentos da mobilização deste segmento da categoria. Segundo os relatos, tem havido um grande esforço das direções e coordenações pedagógicas das escolas para inibir a adesão dos professores à greve, inclusive com promessas enganosas de regularização próxima dos salários. O Sinpro/RS reafirma o caráter unitário do movimento dos professores da Ulbra e não reconhece legitimidade em decisões tomadas em reuniões capitaneadas pelas direções para decidir sobre adesão ao movimento. O Sindicato reafirma que a instância de deliberação é a Assembleia Geral de Professores da Ulbra que, nesta data, ratificou a continuidade da paralisação. Confira as imagens da concentração em frente ao Cristo Redentor, no início da manhã e tarde.