Professores ratificam as reivindicações para 2013

Assembleia Geral | Publicado em 09/01/2013

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS), realizou Assembleia Geral, no sábado, 8 de dezembro, para ratificar as reivindicações dos professores para 2013. Foram pontos de pauta: a aprovação da previsão orçamentária para o exercício de 2013; a ratificação das pautas para a negociação com o sindicato patronal (Sinepe/RS), que abrange professores de todos os níveis de ensino; e a definição das reivindicações dos professores do Senai e Sesi.

Tanto a pauta da educação básica como educação superior ratificadas contemplam a reposição da inflação e aumento real de 3%. As principais reivindicações estão relacionadas a eixos temáticos: atividade extraclasse e direito ao descanso; estratégias de preservação da saúde; regulamentação da concessão de férias e calendário letivo; melhoria das condições de trabalho; e preservação da integridade física e moral dos professores. Também foi aprovada uma moção de repúdio às instituições que estão programando férias dos professores coincidentes com as festas de final de ano.

A pauta ratificada resulta das propostas deliberadas em 26 assembleias regionalizadas em todo o Estado durante o mês de novembro. As negociações com o Sinepe/RS ocorrerão em março, data-base da categoria, uma vez que o sindicato patronal não aceitou a antecipação das negociações para o final deste ano, conforme proposição da última assembleia dos professores.