Professores terceirizados paralisam por falta de pagamentos

As duas unidades possuem cerca de 40 professores, que atendem os filhos dos funcionários da UFRGS, e são contratados de forma terceirizada pelo Grupo Multiágil - Vigilância e Serviços Especializados.

Professores | Publicado em 21/12/2015

Os professores das creches Francesca Zacaro Faraco e Brinquedoteca, de Porto Alegre, paralisaram as atividades nesta segunda-feira, 21 de dezembro, devido à falta de pagamento do 13º salário. As duas unidades possuem cerca de 40 professores, que atendem os filhos dos funcionários da UFRGS, e são contratados de forma terceirizada pelo Grupo Multiágil – Vigilância e Serviços Especializados. Os professores estão mobilizados em frente à escola e deliberaram em assembleia que não voltarão às atividades até que o pagamento seja efetuado. O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS – Sinpro/RS entrou com pedido de liminar na Justiça do Trabalho, pedindo a regularização imediata da situação.

O 13º salário deveria ter sido pago em duas parcelas: a primeira, em 15 de agosto, e a segunda em 20 de dezembro, conforme prevê Convenção Coletiva de Trabalho – CCT. Em setembro o Sindicato entrou com ação na Justiça do Trabalho pedindo a regularização da primeira parcela do 13º e de outras pendências como: multas por atrasos salariais; aprimoramento acadêmico; dia do professor; férias e vale-transporte.

“Estamos acompanhando os professores e apoiando a mobilização, bem como buscando por vias judicias os direitos deles. Ao longo ao ano fizemos diversas reuniões com a empresa Multiágil, que não cumpriu com os compromissos assumidos”, afirma Margot Andras, Diretora do Sinpro/RS.