Programa promove apoio a professores em fase de rescisão

Vamos | Publicado em 13/12/2017

O Sinpro/RS realiza, de dezembro/2017 até fevereiro/2018, ações do Programa de Apoio ao Professores em Fase de Rescisão. Intitulado Vamos, o novo programa visa dar suporte aos docentes do ensino privado que vão ao Sindicato homologar seu desligamento da instituição de ensino.

“Sensíveis ao aumento do número de demissões nesta época do ano e da necessidade de apoio do professor, estruturamos o programa Vamos, em um esforço coletivo de unificar ações que possibilitem o atendimento às demandas dos docentes neste difícil momento”, explica Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

O Programa prevê um ambiente acolhedor e discreto no local da rescisão, além das orientações sobre questões contratuais e trabalhistas. Também são oferecidos serviços de assessoria jurídica, plano de previdência, plano médico e odontológico, lista de instituições que podem ter vagas e espaço no site do Sindicato para cadastro de currículo (Projetor).

O apoio emocional é outro ponto importante do trabalho do Sindicato, que dispõe de um profissional de psicologia preparado para atender os professores. “Este é um momento importante em que fazemos um trabalho de escuta, para que o professor não se sinta sozinho e saiba que pode contar com orientação e apoio”, destaca Valéria Rombaldi, psicanalista ligada ao NAP – Núcleo de Apoio ao Professor Contra a Violência, do Sinpro/RS.