Publicação destaca papel do salário no fortalecimento da economia

A valorização dos salários em tempos de crise é o tema em destaque desta edição, em ensaio do supervisor técnico do Dieese/RS, Ricardo Franzoi.

Comunicação Sinpro/RS
Economia | Publicado em 06/06/2012


O Sinpro/RS lança a 15ª edição da Revista Textual, publicação dirigida aos professores do ensino privado. A valorização dos salários em tempos de crise é o tema em destaque desta edição, em ensaio do supervisor técnico do Dieese/RS, Ricardo Franzoi.

Também participa da publicação o professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs, Carlos Tucci, com o ensaio Os desafios da água, que analisa a crescente escassez de água potável e a sua relação com o desenvolvimento social e econômico.

As principais características e mudanças do perfil, da tendência associativa e das demandas dos professores do ensino privado no estado, nas últimas duas décadas, são tema do artigo do sociólogo Flávio Silveira.

Outros temas que dialogam com os professores do ensino privado são a desaposentação, em artigo do Mestre em Direito e professor da Feevale, Emerson Mattje; a extensão da jornada de trabalho dos docentes para além da carga horária contratada e do direito à desconexão e ao descanso, em artigo de Luciane Toss, advogada e assessora jurídica do Sinpro/RS; e a expansão do ensino superior privado no país, a atuação das instituições com fins lucrativos e os seus efeitos no trabalho docente, em texto do Mestre em Educação e professor da Unisinos, Dante Bessa.

A Textual é uma publicação do Sinpro/RS voltada para a divulgação da produção de textos de professores e especialistas, que versam sobre temas diretamente relacionados ao mundo da educação e também abordam questões de interesse geral da sociedade.

A íntegra da edição e os números anteriores também estão disponíveis para download em www.sinprors.org.br/textual O site também dispõe de versão flip para leitura.