Quinta rodada da negociação salarial ocorre nesta terça-feira, 09

Os professores manifestaram sua contrariedade com a decisão.

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 05/04/2013

As negocições entre o Sinpro/RS e o Sinepe/RS serão retomadas nesta terça-feira, 9, as reuniões foram interrompidas na última semana por compromissos do Sindicato patronal fora do estado. Os professores manifestaram sua contrariedade com a decisão. Na reunião são aguardadas algumas definições patronais a respeito das reinvidicações apresentadas e defendidas pelo Sinpro/RS nas reuniões ocorridas em março nas câmaras de negociação específicas, educação básica e ensino superior.

Na quarta reunião de negociação salarial, ocorrida na tarde da terça-feira, 26, o Sinpro/RS e os dirigentes do Sindicato Patronal (Sinepe/RS) centraram as discussões nas condições de trabalho dos professores. As negociações estão acontecendo, desde o dia 5 de março, em câmaras distintas.

Na câmara da educação básica, os professores aprofundaram as discussões no eixo trabalho extraclasse e direito ao descanso, abordando a indisponibilidade do professor frente às demandas on-line das escolas e a vedação da dupla escrituração; além da assessoria necessária para os professores que trabalham com alunos deficientes.

Já na câmara da educação superior, os professores focaram as discussões nos eixos: trabalho extraclasse e preservação do direito ao descanso dos professores, regulamentação da concessão das férias e da indisponibilidade para o trabalho no recesso letivo e preservação da integridade física e moral dos professores.

ESTUDO – Ao final das discussões, os professores entregaram à direção do Sinepe/RS estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que revela – ao contrário do argumento patronal – redução percentual da folha de pagamento frente as receitas das instituições de ensino.

Acesse a página da Campanha Salarial e acompanhe as rodadas da negociação 2013. Compartilhe os materias e conheça as reivindicações dos professores.