Reajuste salarial é pauta em nova reunião de negociação

Reunião ocorreu entre os sindicatos patronais e o Sinpro/RS com vistas à renovação das CCTs da educação básica e superior

Por Comunicação Sinpro/RS
NEGOCIAÇÃO COLETIVA | Publicado em 27/03/2023

SInpro/RS e Sindiman/RS discutiram a pauta aprovada pelos professores
Foto: Igor Sperotto

Foi realizada na última quinta-feira, 23 de março, as reuniões entre o Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) e os sindicatos patronais (Sinepe/RS e Sindiman/RS) para a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho 2023 da educação básica e superior.

EDUCAÇÃO BÁSICA – Na câmara de negociação da educação básica, mais uma vez o reajuste salarial esteve em pauta. O Sinpro/RS já conquistou a antecipação do INPC (5,47%), mas é reivindicação também o aumento real. Os representantes do Sindicato das Escolas, então, ampliaram o reajuste para 6%. A reunião teve prosseguimento com os argumentos dos professores de que as escolas têm condições de aumentar este percentual.

Após essa discussão, houve o questionamento dos professores em relação à reivindicação de aproximação dos valores de hora-aula dos professores da educação infantil e anos iniciais com os valores dos anos finais. A representação das escolas informou que esta questão será tratada na próxima reunião.

EDUCAÇÃO SUPERIOR – Na educação superior, tanto na reunião com o Sinepe/RS quanto a realizada com o Sindicato das Instituições Comunitárias (Sindiman/RS) a reposição da inflação do período anterior (12 meses antes da data-base), INPC – 5,47% foi a principal discussão.

Os representantes patronais propuseram uma reposição em duas parcelas (metade em agosto e a integralização em dezembro), o que foi categoricamente rejeitado pelos representantes dos professores.

Nesta quinta-feira, 30 de março, deve ocorrer um novo encontro entre entidades.