Reforma política é destaque da 20ª edição da Revista Textual

Com ênfase para o financiamento público de campanha.

Comunicação Sinpro/RS
Textual | Publicado em 14/11/2014


O ensaio da capa desta edição da Revista TextualReforma Política: A democracia merece mais – alerta sobre a urgência da reforma política no país, com ênfase para o financiamento público de campanha. “É o próprio processo de decisão sobre o uso dos recursos públicos que acaba, de certa maneira, privatizado”, analisa o autor Ladislau Dowbor, economista da PUC-SP. A Revista Textual é uma publicação semestral do Sinpro/RS.

A edição de novembro aborda ainda: As Guerras do Golfo, as intervenções norte-americanas e o Estado Islâmico, é o tema do ensaio da professora de Relações Internacionais e do PPG em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS, Analúcia Danilevicz Pereira, em coautoria com o bacharel e mestrando Marcelo Kanter.

As reclamatórias trabalhistas vêm assegurando o cumprimento dos direitos dos professores do ensino privado, como ressalta o advogado Antônio Vicente Martins em artigo na editoria O professor e o mundo da escola. Os advogados do Sinpro/RS, Marcelo da Silva Ott e Henrique Stefanello Teixeira, analisam a exigência de registro profissional feita por conselhos de classe para que seus profissionais possam exercer a docência, uma arbitrariedade, já que tal imposição vai de encontro à legislação educacional.

Na editoria Dinâmica do meio educacional, artigo do doutor em Ciência Política e professor da UNISC, João Pedro Schmidt, discorre sobre o fenômeno da mercantilização da educação superior privada no país. Na avaliação sobre os cursos superiores de Tecnologia, o pós-doutor em Educação Superior Brasileira e reitor pro tempore da UFFS, Jaime Giolo, apresenta uma análise histórica e as perspectivas da educação profissional no país.

Acesse a versão on line da Revista.