Reunião emergencial

Com vistas a esclarecer o descumprimento da primeira parcela do Acordo Judicial firmado na última quarta-feira.

Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 06/03/2009


No final da tarde desta sexta-feira, foi realizada a reunião emergencial entre a Direção do Sinpro/RS e a representação da Ulbra com vistas a esclarecer o descumprimento da primeira parcela do Acordo Judicial firmado na última quarta-feira.

Os representantes da Ulbra reconheceram que até o presente momento deixaram de ser repassados aos professores R$ 1.215.000,00 do total de R$ 5.760.223,74 previsto para pagamento na quinta-feira, dia 5. O valor em aberto representa 21% do total da primeira parcela.

Segundo os representantes da Ulbra não foram pagos os professores dos campi de Guaíba, Torres, São Jerônimo, Santa Maria, Carazinho que recebem através do Banco do Brasil.

Com relação aos valores pagos a menor, informados ao Sinpro/RS pelos professores ao longo do dia, constatou-se que o contracheque disponibilizado no sistema pela Ulbra incluiu o terço de férias, o que não corresponde à previsão de pagamento da primeira parcela do Acordo Judicial (salário de fevereiro), tendo sido, ainda, equivocadamente tributado.

A Direção do Sinpro/RS considerou que as informações trazidas pela Ulbra para a reunião representam a quebra do Acordo Judicial, face ao que cabe à Assembleia dos Professores a análise de uma proposta de liquidação da primeira parcela, de eventuais compensações pelo descumprimento do que já estava acordado ou dos encaminhamentos judiciais previstos no acordo.

Os representantes da Ulbra deixaram a reunião com o compromisso de formular uma proposta a ser encaminhada diretamente à Assembleia.

Assembleia Geral dos Professores da Ulbra

Em virtude dos acontecimentos, o Sinpro/RS convoca os professores de todos os campi e unidades de ensino da Educação Básica e Superior da Ulbra para a reinstalação da Assembleia Geral neste sábado, dia 07/03, a partir das 15h30min, no Auditório da Amrigs (Av. Ipiranga 5311 – Porto Alegre) para deliberar sobre as providências e encaminhamentos a serem adotados.

O Sinpro/RS, como é de praxe, ressarcirá as despesas de deslocamento dos professores do interior do estado até o valor das passagens de ônibus (ida e volta).

Professor, mantenha-se em sintonia com o Sinpro/RS e participe da Assembleia para decidir pelos seus interesses.