Segurança pública e o panorama salarial do magistério no RS

O ensaio é assinado pelos especialistas em Ciências Criminais Rodrigo Moraes de Oliveira e Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo.

Comunicação Sinpro/RS
Textual | Publicado em 22/08/2011


As armas de fogo e a segurança pública são destaque de capa da 14ª edição da Revista Textual, publicação semestral do Sinpro/RS, lançada neste mês de agosto. O ensaio é assinado pelos especialistas em Ciências Criminais Rodrigo Moraes de Oliveira e Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo.

Na editoria O professor e o mundo da escola, o panorama salarial do magistério no estado é abordado pela economista do Dieese, Ecléia Conforto. Ela traça um paralelo entre as políticas salariais do magistério no setor público e do município de Porto Alegre e dos professores do ensino privado.

Outro tema polêmico, a saturação do espaço e o problema da mobilidade e da acessibilidade são abordados pelos arquitetos Mario dos Santos Ferreira e Suzana Costa Barboza. No artigo sobre o cumprimento das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho pelas instituições de ensino, a advogada Luciane Webber Toss ressalta a atuação do Ministério Público do Trabalho na garantia aos direitos dos trabalhadores.

Ainda são temas de artigos: As contradições contidas no novo Plano Nacional de Educação, assinado pelo Doutor em Educação e professor da Feevale e do IPA, Gabriel Grabowski, e pelo professor da UPF e diretor do Sinpro/RS, Amarildo Cenci. E a uma avaliação sobre as alterações legislativas no regime do reconhecimento de entidades beneficentes de assistência social, em artigo do professor de Direito do MP, Bruno Miragem.

Acesse a íntegra da edição para download e visualização em versão flip em www.sinprors.org.br/textual , com acesso ainda às edições anteriores.