Sem acordo, Sindicatos seguem para a sétima rodada nesta terça-feira, 23

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 17/04/2013

O Sinpro/RS e o Sinepe/RS seguem nesta terça-feira, 23,com mais uma rodada da negociação salarial 2013. A sexta rodada de negociação, ocorrida no dia 16, terminou mais uma vez sem proposta final para ser apreciada pelas categorias.

As negociações iniciaram no dia 5 de março. Na pauta de reivindicações, os professores pedem reposição do INPC + 3% de aumento real de salário, limitação do número de alunos por turma, limitação e remuneração do trabalho extraclasse, preservação do direito ao descanso, entre outros temas. As reuniões ocorrem em câmaras separadas por nível de ensino: educação básica e superior.

Na câmara da educação superior o sindicato patronal propôs apenas repor o INPC e manter as demais cláusulas inalteradas, sinalizando que qualquer tipo de concessão só seria discutida mediante flexibilização de direitos, como adicional por aprimoramento acadêmico, desconto nas mensalidades e adicional por tempo de serviço, o que não foi aceito pelos professores. Na educação básica, da mesma forma, as tratativas também não evoluíram.

MOBILIZAÇÃO
Os professores e funcionários seguem fazendo manifestações em várias instituições de ensino na capital e no interior, denunciando as contradições nos argumentos patronais e destacando a importância da valorização profissional para a qualidade do ensino.