Sindicado denuncia desrespeito com os professores da educação básica

Apedido publicado no jornal Zero Hora aponta contradições do Sindicato Patronal ao propor aos docentes um reajuste salarial menor do que a inflação em um momento de crescimento do setor

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 17/04/2024

A Negociação iniciou em março, após a aprovação da pauta de reivindicações
Foto: Igor Sperotto

O Sinpro/RS publicou na página 15, do jornal Zero Hora desta quarta-feira, 17 de abril, apedido denunciando o desrespeito do Sindicato Patronal (Sinepe/RS) com os professores da educação básica na Negociação Coletiva deste ano.

O apedido revela a contradição entre o bom momento econômico vivido no país, com o crescimento do PIB, a retomada de empregos e a expansão das escolas de educação básica do ensino privado e a tentativa do Sinepe/RS de impor uma perda salarial à categoria, propondo reajuste abaixo da inflação registrada no período (3,86%).

O Sinpro/RS também apresenta dados do Dieese que mostram o crescimento no número de escolas e de alunos na educação básica, em ralação ao ano anterior; além do reajuste aumento médio nas mensalidades de 8,7%, quase 5% acima da inflação medida pelo INPC (3,86%).

“Não é admissível o Sinepe/RS apresentar uma proposta de remuneração absolutamente insuficiente, desconsiderando a relevância da atuação dos professores”, diz o Sinpro/RS na nota. O texto ainda aponta o trabalho realizado pelos docentes na inclusão de alunos com deficiência, sempre buscando manter a qualidade do ensino e na busca por garantir uma inclusão efetiva.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO APEDIDO

NEGOCIAÇÃO COLETIVA – As negociações entre os sindicatos iniciaram em março com a apresentação da pauta de reivindicações aprovada pelos professores em Assembleia Geral. As reuniões ocorrem em duas câmaras, paralelamente, divididas por nível de ensino.