Sindicatos se unem contra a terceirização do trabalho

Terceirização | Publicado em 05/08/2013

O Sinpro/RS junta-se aos demais Sindicatos filiados a CUT-RS e centrais sindicais na mobilização contra o Projeto de Lei – PL 4330/04, que ameaça os direitos trabalhistas permitindo que as empresas ampliem a terceirização para as atividades fim. O PL está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Câmara dos Deputados, com previsão de votação para dia 14 de agosto.

Diante da existência de algumas iniciativas também no ensino privado, abortadas pela ação do Sindicato, especialmente para as disciplinas de línguas estrangeiras e educação física, o Sinpro/RS se integra à mobilização para evitar a concretização desta flexibilização de direitos e o comprometimento da qualidade de ensino.

Estudo de 2011 da CUT e do Dieese apontou que o trabalhador terceirizado fica 2,6 anos a menos no emprego, tem uma jornada de três horas a mais semanalmente e ganha 27% a menos. A cada 10 acidentes de trabalho, oito acontecem entre terceirizados.

Mobilizações
Para o dia 14 de agosto, possível data da votação do PL, os sindicalistas irão se somar as atividades em Brasília para pressionar os governantes a dizer não contra qualquer tipo de terceirização. Já para o dia 30, a expectativa é de uma mobilização ainda maior que o Dia Nacional de Lutas, 11 de julho, com dia de greve geral.