Sindicatos têm nova rodada nesta terça-feira, 23

Na última terça, 16, os sindicatos se reuniram para tratar da pauta de reivindicações dos professores da educação básica e superior

Por Comunicação Sinpro/RS
NEGOCIAÇÃO COLETIVA | Publicado em 22/04/2019

As reuniões de negociação entre os sindicatos iniciaram em março
Foto: Fetee Sul

Acontece nesta terça-feira, 23 de abril, a sexta rodada de negociação entre Sinpro/RS e Sinepe/RS. Na última terça, 16, os sindicatos se reuniram para tratar da pauta de reivindicações dos professores, tanto na câmara de educação básica, quanto na de educação superior.

Com um discurso de crise e de redução de créditos contratados pelos alunos, o Sindicato patronal insistiu num parcelamento da reposição inflacionária para os salários dos professores da educação superior. O percentual apontado pelo INPC é de 3,94%. O Sinpro/RS defendeu um reajuste de 4,5%, para garantir a valorização dos docentes e a manutenção do poder de compra dos salários.

Para o Sinpro/RS, a proposta de parcelamento defendida pelo Sinepe/RS é bastante prejudicial para os professores, uma vez que o Brasil passa por um momento de inflação crescente e, quando for aplicado o reajuste nos salários, parte deste já terá sido corroída pela inflação do mês.

Educação Básica – O Sindicato patronal vem pautando sua política pela resistência em avançar numa das pautas mais relevantes para os professores da educação básica: a equiparação dos valores pagos por hora-aula na educação infantil e nos anos iniciais com os dos anos finais. A proposta do Sindicatos dos Professores é buscar a aproximação dos valores gradualmente até chegar à equiparação. Além desse ponto, o reajuste dos salários e pisos também está em debate. Os professores pedem 5%, índice definido pelas assembleias, e o Sindicato patronal vem acenando tão somente com a reposição inflacionária, 3,94%.

A negociação salarial iniciou em março. A pauta tratada nas reuniões refere-se aos professores que atuam na rede privada de ensino do Rio Grande do Sul, nos níveis descritos acima.