Sindicatos têm segunda rodada de negociação da educação superior

Os dirigentes do Sinpro/RS estiveram reunidos com os representantes do Sinepe/RS e Sindiman na terça-feira, 29 de março

Por Comunicação Sinpro/RS
CONVENÇÃO COLETIVA | Publicado em 30/03/2022

Negociação visa a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho dos professores que atuam na educação superior
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na terça-feira, 29 de março, foi realizada, de forma virtual, a segunda rodada de negociação entre o Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) e os representantes das instituições de educação superior, Sindiman e Sinepe/RS.

Pela manhã, a reunião com o Sindicato das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Sindiman) foi marcada pela discussão do desconto para dependentes de forma proporcional à carga horária contratada dos professores, pautado pelos representantes das ICES.

Os dirigentes do Sinpro/RS manifestaram contrariedade em relação à intenção patronal e destacaram que a pretendida redução do desconto seria um retrocesso. Para o Sindicato, isso representaria uma sobreposição de perdas para os docentes já penalizados, em sua maioria, pela menor carga horária contratada decorrente da diminuição de turmas, que implica em redução de salários. Nova reunião está agendada para o dia 5 de abril.

Na tarde do dia 29, foi a vez da reunião com o Sinepe/RS. O encontro iniciou com o registro da Comissão Patronal sobre impossibilidade de reposição da inflação (INPC = 10,8%) ao valor da hora-aula dos professores. Em contraposição, os dirigentes do Sinpro/RS lembraram outras conjunturas adversas e a trajetória de negociações que historicamente vem garantindo a reposição da inflação aos salários.

Também foi discutida a reivindicação da limitação do número de alunos nas aulas on-line/síncronas e a limitação da disponibilidade virtual dos professores (direito à desconexão). A continuidade das negociações acontecerá na próxima reunião, agendada para o dia 8 de abril.