Sindicatos terão nova rodada na terça, 1º de abril

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 01/04/2014

A terceira rodada da negociação salarial entre Sinpro/RS e Sinepe/RS acontece nesta terça-feira, 1º de abril. A segunda reunião, realizada no último dia 25, foi marcada pela resistência patronal em valorizar os salários dos professores. A negociação ocorreu em duas câmaras: educação básica e educação superior.

EDUCAÇÃO SUPERIOR – A comissão patronal apresentou proposta de repor apenas a inflação aos salários (5.38%) e manter as demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Destacou que na avaliação das instituições a CCT já contempla as demandas dos professores e que qualquer acréscimo está condicionado ao exercício de reciprocidade – flexibilização de cláusulas já expressas na Convenção. Os representantes dos professores destacaram que o INPC não foi parâmetro na definição da reivindicação de aumento salarial, mas sim o reajuste das mensalidades, em média 50% acima da inflação. Os dirigentes patronais procuraram desvincular o reajuste das mensalidades do reajuste dos salários, alegando outros investimentos em manutenção e melhorias nas instituições. A direção do Sinpro/RS voltou a destacar a necessidade de investimento nos professores, especialmente considerando o aumento das exigências e circunstâncias de trabalho sem remuneração.

EDUCAÇÃO BÁSICA – O Sindicato Patronal apresentou proposta de 6% de reajuste salarial para os professores. A proposta foi considerada pelo Sinpro/RS aquém da expectativa de valorização da categoria. A direção do Sinpro/RS argumentou que os investimentos das instituições não priorizam os salários dos docentes, prática que precisa ser revista. Quanto à equiparação salarial dos anos iniciais e finais da educação básica, o sindicato patronal propõe aprofundar o tema nas próximas reuniões. Sobre o recesso de julho, o Sinepe/RS sugere a criação de um grupo para discussão e elaboração do calendário escolar 2015, a fim de unificar o recesso dos professores que trabalham em diferentes escolas. Os diretores do Sinpro/RS insistiram que nas próximas rodadas de negociação sejam discutidos a limitação de alunos por turma e a regulamentação do trabalho extraclasse. A terceira rodada da negociação salarial acontece na próxima terça-feira, 1º de abril.

MOBILIZAÇÃO
O Sinpro/RS intensificará a agenda de mobilização nessa e na próxima semana por aumento de salários e melhorias nas condições de trabalho dos professores.