Sinpro/RS: credibilidade e confiança dos professores privados

Esse é um dos mais altos índices de sindicalização no setor privado,o que demonstra a credibilidade e a confiança que os trabalhadores das escolas e universidades comunitárias e privadas do RS

Ensino | Publicado em 19/03/2006

Com 16,6 mil associados, o Sinpro/RS representa mais de 60% dos professores do ensino privado do Estado. Esse é um dos mais altos índices de sindicalização no setor privado, o que demonstra a credibilidade e a confiança que os trabalhadores das escolas e universidades comunitárias e privadas do RS atribuem à entidade. Historicamente, o Sinpro/RS tem uma preocupação em combinar avanços e manutenção de conquistas de seus representados com a prestação de serviços e a cidadania e é um dos primeiros sindicatos no Brasil a desenvolver sempre com ousadia e atualidade esse conceito.

O Sindicato assume esse corporativismo na defesa de seus representados e, como ente coletivo, tem maior capacidade de negociação para contratar serviços. Isso se traduz em mais vantagens para os seus associados e em manutenção de políticas voltadas para questões sociais que tanto afligem o ambiente escolar e a própria sociedade de uma maneira geral. O Sindicato mantém o jornal Extra Classe, veículo de comunicação mensal e independente, e a revista Textual, voltada para a divulgação da pesquisa docente, propostas para a área cultural, a implantação da Casa do Professor e uma estrutura de atendimento que compreende a sede estadual, duas subsedes (Canoas e Zona Norte) e 14 sedes regionais na Grande Porto Alegre e no interior do Estado.