Sinpro/RS divulga nota pública sobre as demissões na Unisinos

No texto, o Sindicato manifesta sua contrariedade com o elevado número de professores demitidos pela Universidade

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 22/07/2022

O cancelamento de quase 50% dos cursos de PPG foi anunciado em um comunicado interno no início da semana e surpreendeu estudantes e professores da Unisinos
Foto: Rodrigo W. Blum/ Unisinos

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) divulgou nesta sexta-feira, 22 de julho, uma nota pública sobre as demissões ocorridas recentemente na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), após o encerramento de 12 programas de pós-graduação da instituição de ensino.

No texto, o Sindicato manifesta sua contrariedade com o elevado número de professores demitidos pela Unisinos. Confira a reportagem sobre o tema no site do jornal Extra Classe.

Leia abaixo a íntegra da nota.

Nota Pública sobre as demissões na Unisinos

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS manifesta sua contrariedade com o elevado número de professores demitidos pela Unisinos em decorrência da decisão de descontinuidade de 12 programas de pós-graduação.

O Sinpro/RS destaca a sua falta de convicção sobre o esgotamento de todas as possibilidades acadêmicas e administrativas por parte da Universidade com vistas a redução do impacto na comunidade acadêmica, quanto a abrangência dos programas descontinuados e ao número de professores dispensados.

O Sindicato considera, no entanto, que os acontecimentos da Unisinos se inserem no cenário de grave crise da educação superior, fruto da política econômica e educacional do país, que tem inviabilizado as condições de acesso e permanência dos estudantes nas universidades.

A desativação das políticas de financiamento público vem provocando uma drástica e progressiva redução do número de estudantes nos cursos de graduação e debilitado as condições de manutenção dos programas de pós-graduação das universidades privadas e comunitárias.

A redução de recursos no orçamento do governo federal para a pesquisa, a ciência e a tecnologia materializam seus efeitos negativos no âmbito das universidades públicas, privadas e comunitárias, a exemplo do que está ocorrendo presentemente na Unisinos.

Face ao que vem ocorrendo, urge que o país volte a ter uma política efetivamente comprometida com a educação e o desenvolvimento científico e tecnológico, que tenha nas universidades o ambiente e as condições favoráveis para a sua realização.

O Sinpro/RS manifesta sua solidariedade aos docentes desligados e aos colegas que permanecem na Instituição, reiterando seu compromisso com a luta pela manutenção da empregabilidade e a garantia dos direitos dos professores.