Sinpro/RS e Comissão de Professores reúnem-se com Reitoria da Ulbra

Ensino superior | Publicado em 09/06/2009

Em reunião realizada nesta terça-feira, a Direção do Sinpro/RS e a Comissão de Professores discutiram com a Reitoria as propostas para a reestruturação política, administrativa e acadêmica da instituição.

O encontro ocorreu na Sala dos Colegiados, no prédio da Reitoria. Estiveram presentes os diretores do Sinpro/RS, professores Marcos Fuhr e Ângelo Prando e quatro integrantes da Comissão de Professores: Carlos Hees, Fabiane Stasinski, Augusto de Matos e André Portella. Pela instituição, participaram o reitor, Marcos Ziemer; o vice-reitor, Valter Kuchenbecker; os pro-reitores Ricardo Muller (Administração), Ricardo Prates Macedo (Graduação), Erwin Tochtrop Jr. (Pesquisa) e Ricardo Rieth (Extensão) e os integrantes do Comitê Gestor da Crise da Ulbra, José Luiz Duizith e Jonas Dietrich.

No início da reunião, a Direção do Sinpro/RS entregou à Reitoria um relatório sobre pendências trabalhistas e de questões historicamente polêmicas na relação contratual da instituição com os professores. A Reitoria assumiu o compromisso com o agendamento de reunião para a próxima semana para tratar destas questões.

As propostas de reestruturação política, administrativa e acadêmica da Ulbra, elaboradas e aprovadas durante a greve, e ratificadas nas Resoluções do II Encontro Estadual de Professores foram sintetizadas, durante a reunião, em quatro eixos: mudança de gestores, transparência de gestão, reorganização institucional e qualificação da relação contratual.

A representação dos professores enfatizou a reivindicação relativa à mudança dos gestores da instituição, ressaltando a expectativa de afastamento ou reinvestidura dos gestores da instituição. Foi destacado mais uma vez a profunda identificação de alguns destes com o perfil de gestão da antiga reitoria. O reitor Marcos Ziemer fez ampla exposição sobre as dificuldades administrativas e financeiras enfrentadas pela Ulbra e atual foco de atuação da Reitoria. Informou, no entanto, que a mudança de gestores será objeto de avaliação a partir do início do próximo semestre.

A direção do Sinpro/RS e a Comissão destacaram a importância do aprofundamento da mudança dos gestores para a preservação da credibilidade da atual Reitoria, com base nas medidas administrativas já tomadas e dos desligamentos já efetuados.

Em relação à transparência, o reitor enfatizou o espírito de colaboração da instituição com o poder público na investigação das irregularidades e de seus responsáveis. Também destacou a auditoria que está sendo feita pela Justiça Federal.

A representação dos professores ressaltou também a convicção de que a saída do ex-reitor e o fim de uma gestão marcadamente centralizadora, autoritária e sem transparência representam um momento histórico de renovação da Ulbra. Foi reafirmada a necessidade de um reordenamento institucional por meio de uma revisão do estatuto e do regimento interno da universidade. Os professores insistiram na formação de uma comissão para a discussão desta reestruturação.

No âmbito das relações contratuais mereceu destaque a questão do Plano de Carreira Docente. Ficou manifesta a intenção da Reitoria de um aprofundamento em relação ao assunto.

Ao final do encontro, o reitor comprometeu-se com uma manifestação formal sobre o conjunto da pauta apresentada pelos professores. Destacou ainda a expectativa de um acordo para equacionamento da dívida fiscal da Ulbra com a União, com data prevista para 25 de junho.

A reunião mereceu uma avaliação amplamente positiva por parte da representação dos professores, pelo conteúdo e pelas perspectivas de continuidade do diálogo.

Salários – Na tarde de hoje, o Sinpro/RS foi informado por representante da Ulbra, que foram repassados aos professores que recebem através do Banco do Brasil o salário de maio. Por razões operacionais, a previsão é de que os professores que recebem pelo Bradesco tenham seus vencimentos creditados nesta quarta-feira.

Professores, permaneça em sintonia com o Sinpro/RS e aguarde novas informações.