Sinpro/RS lança site sobre limite de alunos por turma

Trata-se de um espaço criado para informar à sociedade gaúcha, especialmente pais e estudantes, sobre o excesso de estudantes por turma praticado nas instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul.

Comunicação Sinpro/RS
Limite de Alunos por Turma | Publicado em 12/07/2010


O Sinpro/RS lançou, nesta semana, o site www.limitedealunosporturma.com.br . Trata-se de um espaço criado para informar à sociedade gaúcha, especialmente pais e estudantes, sobre o excesso de estudantes por turma praticado nas instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul. A proposta é constituir um canal de comunicação dinâmico e interativo para promover o debate público sobre o tema.

A iniciativa busca dar visibilidade a importância da limitação de alunos por turma, uma reivindicação antiga do Sinpro/RS ao Sinepe/RS. O excesso de alunos é considerado um dos elementos que prejudica a qualidade do ensino e contribui para o adoecimento dos professores. Em maio deste ano, o Sinpro/RS fez um levantamento junto às instituições de Educação Básica e da Educação Superior em todo o Estado para identificar turmas com excesso de alunos. Novo levantamento será realizado no segundo semestre.

O tema também foi amplamente discutido na Conferência Nacional de Educação (Conae) deste ano que contou com a participação de estudantes, pais, profissionais da Educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de todo o país. A proposta da Conae foi entregue ao Governo Federal.

Veja proposta de limitação de estudantes por turma apresentada pelo Sinpro/RS ao Sinepe/RS nas negociações coletivas de 2010:

EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação infantil
0 a 2 anos: 7 alunos;
3 a 4 anos: 15 alunos;
5 a 6 anos: 20 alunos.

Ensino fundamental
Séries iniciais: 1ª à 4ª série/1º a 5º ano: 25 alunos;
Séries finais: 5ª à 8ª série/6º a 9º ano: 35 alunos.
Ensino médio: 40 alunos.

EDUCAÇÃO SUPERIOR: 50 alunos